Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

Epilação a Laser

Oi divas e divos do meu coração. Estamos, eu e diva Marcele sem tempinho pra escrever muito frequente devido aos trabalhos da pós graduação =) (Parabéns pra Drª Marcele Knebel formadíssima na Pós), mas vamos tentar trazer sempre alguma coisa do momento, como por exemplo a Epilação a Laser, uiuiui, que nessa época já começa a ser realizada nas melhores clínicas perto de você.

Meninas e meninos, temos várias dúvidas a respeito desse tratamento, e sempre eu (a Fisioterapeuta que vos escreve =p) e Drª Marcele recebemos clientes perguntando sobre os tratamento a Laser, se são doloridos, se realmente funcionam e outras coisitas mais. Ok, vamos falar um pouco dos dois que nós mais conhecemos e aprovamos, e que também já fizemos o testezinho no nosso corpinho divo, hihihi.

Começamos com o Light Sheer® que é um aparelho de Epilação a Laser reconhecido mundialmente como um dos melhores em eficácia e segurança na remoção de pêlos. Esse aparelho é de última geração e indicado para todos os tipo de pele, inclusive quem anda com o bronzeado sempre em dia pode fazer também, porém sempre, digo sempreee é indicado fazer uma avaliação com profissionais capacitados pra ver se por um acaso você não possui nenhum contra-indicação ok?!

O Light Sheer® emiti um feixe de luz concentrado em linha reta, focado, que atinge e destrói a raiz do pelo, apresentando resultados bem rápidos e com praticamente 100% de eliminação dos pêlos. Porém, como o laser é atraído pelo pigmento do pelo, ele diminui sua eficácia em pêlos brancos, mas é bem legal em pessoas de pele morena ( o tom de pele que amo de paixão pois sempre tem as melhores vantagens, hahahah).

Existem duas categorias do Light Sheer®, o Light Sheer ET® que tem um cabeçote com o laser mais focado, é mais dolorido e demora mais tempo no tratamento de áreas maiores como as costas por exemplo, e existe o mais novo Light Sheer Duet® que tem um cabeçote com uma área maior, a vácuo e atinge um número maior de folículos a cada disparo, diminuindo o TEMPO DE TRATAMENTO, e por possuir o sistema a vácuo ele aumenta a resistência a dor e é claro que nós preferimos sem dor né amigas, já chega de sofrimento, só que, noticia chatinha, ele é mais difícil de encontrar nas clinicas pois é mais carinho tadinho $$$.

Olha divas e divos, nós já tratamos com o Light Sheer® e gostamos do resultado, ele realmente cumpre o que promete, e não é tão caro no bolso e nem tão dolorido assim. Vale a pena fazer as sessões principalmente pra quem não gosta de pêlos e se incomodam com o uso da cera ou lâminas.4




Agora vamos falar um pouco do Soprano®XL, que também é um Laser, e nós falamos isso pois existem clinicas que anunciam depilação a laser com Luz Intensa Pulsada, que também trata os pêlos mas não destroem eles, e sim deixam eles mais fracos necessitando de muito mais sessões para “eliminação” e que geralmente as pessoas voltam com os indesejáveis em aproximadamente um ano =(. Continuando com o Soprano®XL, tem dois modos de operação, um deles é o HR que é um mecanismos com pulsos de alta potencia atingindo a raiz do pelo, como o Light Sheer®, e o outro modo de operação é o SHR (Super Hair Removal) que emiti pulsos com baixos picos de energia, o que torna o tratamento indolor (viva \o/), ele também tem uma tecnologia de aquecimento no sistema SHR que aumenta gradativamente a temperatura do folículo e dos tecidos até 45°, destruindo os pêlos, prevenindo seu crescimento e proporcionando um menos risco de queimaduras.

Nós ainda não usamos esse aparelho, porém ouvimos falar muito bem dele pela sua eficácia e principalmente por ser um tratamento praticamente indolor.


Para concluir meus amores, como citamos o ideal é fazer uma avaliação antes pra evitar qualquer probleminha indesejado no futuro. Esses aparelhos não foram escolhidos pra fazer propaganda, é porque são os aparelhos que nós mais trabalhamos e ouvimos falar do que há de melhor. Tanto as DIVAS quantos os DIVOS também podem fazer sem vergonha e sem problemas, e se vocês tiverem qualquer duvida deixa um recadinho aqui pra gente que a gente responde com muito gosto.

Fomos, beijos beijos e beijos.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Filtro Solar: qual sua função e por que usa-los?

Olá divas e divos. Hoje vamos falar um pouco sobre os filtros solares, conhecidos também como protetores, bloqueadores, tanto faz. Só não confundam os protetores com loções de bronzeamento, os dois tem efeitos diferentes.

Como anda fazendo um sol de rachar, nada melhor do que se lambuzar com os filtros solares. Isso mesmo, se lambuzem, como se fosse aquele creme delicia da Victória Secret´s, hahahaha. Nada de pingar gotinhas na mão e espelhar no corpo todo, isso não vai funcionar.

Genteeee, babado, os filtros solares são senhores velhinhos já, existem a mais de 60 anos. Nós sempre ouvimos falar que devemos respeitar os mais velhos e suas experiências, e é verdade, pois os Filtros solares merecem todo nosso respeito.

O que conhecemos sobre eles é básico né, que nos protegem contra as radiações do sol, previnem queimaduras, envelhecimento da pele e até mesmo o câncer de pele. Esses raios são invisíveis e divididos em UVA, UVB e UVC, isso mesmo, existe a UVC que quase não ouvimos falar.

A UVA é uma radiação que penetra mais profundamente na derme e é a que mais atinge a superfície terrestre, pasmem, chega a atingir até 95%, credoooo. A radiação UVA causa danos ao sistema vascular periférico e induz ao câncer de pele, claro que dependendo do tempo e da frequência que você diva querida fica exposta ao sol.

Já a UVB é uma a radiação que atinge a superfície terrestre em 5%. Porém possui alta energia e causa bastantes queimaduras solares. Ela também induz o bronzeamento da pele, sendo responsável pela formação da vitamina D. Mas cuidado, a exposição intensa pode causar lesões no DNA e diminuir a resposta imunológica da pele aumentando o risco de câncer de pele.

Aquela novidade que falamos ali em cima, a tal da radiação UVC, é mega perigosa aos seres vivos, mas ela é absorvida pelo oxigênio e pelo ozônio que ficam na atmosfera, então nenhuma dessa radiação chega até nós.

PERIGOOOOO, ALERTA GERAL (SOCORROOOO): Com a redução da camada de ozônio está aumentando a incidência de radiação UVB aqui na Terra, aumentando o número de queimaduras solares e o terrível e temível câncer de pele. Então amigas divas lindas, CUIDAR DO PLANETA TAMBÉM É ESSENCIAL.

Assim, os perigos das radiações Uv podem ser minimizados pelos protetores solares. Existem dois tipos de filtros, os orgânicos ou químicos e os inorgânicos ou físicos, os compostos orgânicos protegem a pele pela absorção da radiação e os inorgânicos pela reflexão da radiação, porém já existem no mercado os filtros orgânicos que exercem as duas funções (absorção e reflexão).

A eficácia de um protetor solar é medida em função do seu Fator de Proteção Solar (FPS), que indica quantas vezes o tempo de exposição solar, sem o risco de se ficar vermelha pode ser aumentado com o uso do protetor. Por exemplo, uma pessoa de pele clara que fica 20 minutos exposta ao sol sem protetor poderá ficar até 300x mais exposta com um FPS = 15. Então quanto maior o FPS maior será a proteção.

O FPS consegue bloquear os efeitos dos raios UVB, mas e o UVA divas?

A proteção contra os raios UVA é mensurada no rótulo do produto pelo PPD (Persistant Pigment Darkening). A maioria dos rótulos dos protetores solares ainda não informa qual é o PPD do produto, ou seja, não informa qual a proteção contra os raios UVA (ah legal, né?! :/ ).

Assim, se o objetivo for proteger a pele contra manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele, o protetor solar precisa ter alta proteção contra os Raios UVA (alto PPD).

Procure preferencialmente pelas marcas que tragam o PPD em números: 
PPD 20, PPD 28, por exemplo, pois isto quer dizer que foram testados IN VIVO e apresentam este fator de proteção contra o raio UVA (aí vocês pensam: “divas, dá pra explicar melhor isso?!”). Calma, a gente explica:  se o produto tem PPD 20, quer dizer que com ele na pele seria necessário uma radiação solar 20 vezes maior para causar o mesmo dano em relação á pele desprotegida. Já as marcas que trazem o PPD em cruzes: PPD ++ ou +++, só passaram pelo teste IN VITRO, ou seja, aparelhos, não foram testados na pele humana e por seu resultado ser subjetivo, não avaliar a formação do filme de proteção sobre a pele (que sofre muita influencia com o veículo utilizado no protetor solar), eles não trazem um fator preciso, em números. (Resuminho? Ler o rótulo e procurar o PPD ou as +++, mas calma, a gente tem dicas dos protetores que tem ppd no rótulo, continue lendo).

Lembrete:
A radiação UVB ocorre com maior frequência durante o verão, quando esse raio penetra superficialmente na pele e desencadeia eritema e queimaduras de sol.
Os raios UVA estão presentes praticamente com a mesma intensidade o ano todo e são os principais responsáveis pelo surgimento das manchas, do envelhecimento precoce e do câncer de pele. Eles também estão presentes nas câmaras de bronzeamento artificial, inclusive em doses mais altas do que a radiação solar. (Viu só, fuja também do bronzeamento artificial!)

O tempo ideal de se reaplicar o protetor é de 2 em duas horas, e uma coisa muito importante é usar um protetor pra pele da face e outro pro corpo, e saber qual o seu tipo de pele, oleosa, mista, normal. Não da pra usar qualquer protetor pra qualquer todos os tipos de pele. Muito importante também é saber que os protetores pra pele molhada DEVEM ser passados com a pele molhada, e os pra pele seca DEVEM ser passados com a pele seca.

Dica de diva pra diva, comprem protetores que tragam no rótulo a proteção contra os raios UVA/UVB. O que nós indicamos são os protetores das marcas La Roche Posay, ADCOS, ROC, Spectraban, SunMax, L’oréal Paris. Ai vocês falam: a divas, mas esses protetores são caros, e nós respondemos: são um pouquito mais caros, mas são os melhores! =D






Como é muitaaa coisa que ainda teria pra falar sobre os protetores, deem uma pesquisada e quaisquer dúvidas deixem um comentário que nós respondemos pra vocês. Só não se esqueçam de abusar da proteção, sua pele agradece =P.

Espero que tenham gostado. Fomos... Beijos beijos beijos.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O que é Biomedicina Estética?

Biomedicina Estética

Especialidade biomédica reconhecida pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) voltada ao tratamento estético do paciente saudável.


A Biomedicina Estética é uma das áreas da Biomedicina que, sob a comprovação científica dos métodos e técnicas utilizadas, desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo.


O Biomédico Esteta, cuida da saúde, bem-estar e beleza do paciente, relacionando os melhores recursos da saúde ao seu preciso conhecimento para o bem do paciente, por meio de tratamentos que promovem a recuperação dos tecidos e do organismo como um todo.

Biomédico Esteta

O Biomédico Esteta é o profissional habilitado em Biomedicina Estética que está apto a realizar os seguintes procedimentos:
  • Avaliação & Acompanhamento;
  • Eletroterapia & Eletroestimulação;
  • Laser terapia;
    • Depilação a Laser;
    • Fototerapia e LED;
    • Lasers Fracionados não-ablativos;
    • Luz Intensa Pulsada;
    • Remoção de Tatuagem e Maquiagem Definitiva;
  • Microagulhamento;
  • Peelings;
    • Químicos;
      • Superficial;
      • Médio;
      • Profundo;
    • Mecânicos;
      • Hidrodermobrasão;
      • Microdermobrasão;
        • Cristal;
        • Diamante;
  • Biotecnologias;
    • Radiofrequência;
    • Ultra cavitação;
    • Ultrassom dissipado;
    • Ultrassom focalizado;
    • Endermologia;
    • Criolipólise;
  • Procedimentos Invasivos não-cirúrgicos;
    • Carboxiterapia;
    • Intradermoterapia capilar, corporal e facial;
    • Preenchimentos injetáveis;
    • Toxina Botulínica;
  • Cosmetologia avançada;
Além dos procedimentos acima citados, o Biomédico Esteta pode atuar nas seguintes áreas:
  • Responsável técnico;
  • Pesquisa Científica;
  • Docência;
  • Indústria de Equipamentos e Cosméticos.

by: Marcele Knebel, diva Biomédica Esteta

domingo, 9 de fevereiro de 2014

O que é Fisioterapia Dermato-Funcional?

Iniciando nosso blog vamos falar um pouco do que é a fisioterapia dermato-funcional e depois vamos entender o que é e o que faz uma biomédica esteta. Espero que gostem. =D

“Fisioterapia é uma ciência aplicada cujo objeto de estudos é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidade, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com o objetivo de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função.” Resolução COFFITO n°80.


Assim, a Fisioterapia Dermato-funcional é uma especialidade da Fisioterapia que estuda os efeitos terapêuticos de prevenção, promoção e recuperação dos indivíduos acometidos nas disfunções de ordem estética. Atua nas funções dermatológicas de cada individuo com intervenções tanto facial quanto corporal.

A Associação Norte-Americana de Fisioterapia refere a área de Dermato-funcional como responsável pela manutenção da integridade do sistema tegumentar como um todo, incluindo as alterações superficiais da pele.

Na Dermato- funcional, os resultados vão além da estética, visando a auto-estima, a qualidade de vida e o equilíbrio emocional.
Alguns dos tratamentos realizados pelo fisioterapeuta dermato são:
  • Estrias
  • Fibroedema gelóide (FEG) ou celulite
  • Facial
  • Obesidade
  • Lipodistrofia localizada ou gordura localizada
  • Flacidez
  • Pré e  Pós- cirurgia plástica estética e reparadora
  • Cicatriz Hipertrófica
  • Queimaduras
  • Linfedema
Sabendo disso, procure o Fisioterapeuta Dermato mais próximo de você, faça uma avaliação sempre com um profissional qualificado que te indicará o melhor tratamento e o que é possível realizar para te deixar cada vez mais linda, pois não é em qualquer mão que nós podemos deixar os nossos corpinhos divos né meninas e meninos.
Beijos, beijos, beijos.
By: Sam Luise, diva Fisioterapeuta Dermato-funcional.